Difícil descrever o Noguchi com imparcialidade, ainda mais quando este sujeito desperta tanta admiração na grande maioria das pessoas que têm a oportunidade de conhecer seu ímpeto empreendedor, seu caráter irretocável e sua impressionante obra – da qual o Spa Zen Arte Vivenda é o grande expoente.

Filho de imigrantes japoneses, nasceu em Curitiba em 1951. Teve no pai, o Sêo Zé, a inspiração para as artes. Na mãe, Lyoko, a lição da paciência e do trabalho. No avô, Katsuma, a referência para a cidadania e a espiritualidade.

Cedo, despertou para a prática do empreendedorismo. Engraxou sapatos, lavou carros na rua, foi vendedor de verduras, “office-boy”, apontador de jogo do bicho e loteria. Aos 18 anos, seu primeiro emprego formal: assumiu a seção de áudio-visual de sua escola, o CEFET-PR, onde teve seus ensinamentos básicos em tipografia, eletricidade, eletrônica, desenho de interiores e arquitetura.

Entrou para a propaganda e, em menos de 2 anos, de 4º assistente de arte passou a diretor de criação e planejamento, onde também não durou muito. Saiu de Curitiba, passou rapidamente por São Paulo e logo já estava em Brasília assessorando ministros de estado, presidentes de estatais e instituições privadas.

Mas se tem algo do Noguchi que encanta mais que seu próprio currículo é aquilo que podemos chamar de “capacidade de realização”. Todos nós temos nossas missões nesta vida. A do Noguchi é a de realizar. Ele é o exemplo vivo de como a integra ção entreuma mente empreendedora, a disciplina para o trabalho e a paciência e o carinho em todas as relações erguem castelos de areia e de valores. Neste sentido, basta conhecer um pouco do Noguchi e sua “realização” para se curvar diante de sua excepcionalidade.

Conhecer o Spa Zen sem conhecer o Noguchi é fazer a visita pela metade. Ele não apenas ergueu local como também o mantém de pé em todos os sentidos: pelo trabalho, pelas diretrizes da ética da racionalidade, do respeito ao meio ambiente, da integração de pessoas e da prática do conhecimento.

Conviver de maneira tão próxima com este sujeito e sua obra é, sem dúvida, uma bênção sem precedentes.

Thiago Césare, o filho (e parte da obra).